OS 3 PRINCIPAIS ERROS EM UMA REFORMA E COMO EVITÁ-LOS
- Rafaela Dienstmann
- 29 de fev. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 19 de mai. de 2022
Reformar a casa realmente pode dar muito trabalho e envolve uma série de fatores para executá-lo. Seja para fazer um pequeno reparo ou uma mudança geral, você vai precisar de um bom planejamento e claro, supervisão da obra por um profissional capacitado e com conhecimento técnico para identificar possíveis problemas e solucionar da maneira mais adequada e correta quando surgirem imprevistos, segurança sempre em primeiro lugar!

Uma reforma bem planejada, garante um resultado final satisfatório e sem traumas.
Identifiquei os 3 principais problemas e vou destacar aqui os erros cometidos pelos "aventureiros de obra", você pode se surpreender mas diria que 99% das pessoas que realizam obras sem auxilio e acompanhamento de um profissional estão (muito) sujeitos a cometer e pôr em risco os seus sonhos e seu bolso.

Você pode estar pensando: Ah! Mas eu sou uma pessoa organizada, tenho bom gosto e o Seu Zé (faz-tudo) faz o serviço que é uma beleza !!!
Ok! Eu acredito em tudo isso porém falta algo essencial, principalmente se a reforma for muito invasiva, como por exemplo, troca de piso, acréscimo de tomadas, mudanças de pontos elétricos ou hidráulicos e principalmente demolição. Você vai precisar de um especialista com conhecimento técnico, não apenas para planejar, projetar e supervisionar mas também para assinar e se responsabilizar pela obra com aprovação da prefeitura ou de órgãos regulamentadores responsáveis por fiscalizar as atividades e assim garantir a sua segurança.

Bom... já falei que planejamento é primordial, então nem pense em reformar e muito menos inicie uma reforma se não estiver afim de planejar... e planejar leva tempo, dedique-se à ele!
Vamos listar os erros e ver como podemos evitar:
1º PRIORIZAR ESTÉTICA AO INVÉS DA FUNCIONALIDADE E ESTRUTURA
Eu imagino que a sua pasta de inspiração no pinterest deve ter milhares de imagens, uma mais linda que a outra, um verdadeiro sonho de consumo ter uma casa digna de pinterest, não é?!
E você leva isso tão a sério que decide se "aventurar numa reforminha" e você vai se empolgando e quando vê já está num Home Center, selecionando, comprando e gastando todo o orçamento separado pra reforma, afinal reforma é: piso bonito, armários novinhos, eletrodomésticos novos, sofá lindo... só que não!!!
Agora pensa comigo, se você gastar todo o seu tempo, energia e dinheiro pensando só na estética, você não estará preparada (nem o seu bolso) para alguns imprevistos que podem acontecer durante a reforma.
Não ignore jamais o fato de que imprevistos vão acontecer e mantenha sempre o equilíbrio entre estética - orçamento - imprevisto. Ter este trio o mais equilibrado possível vai evitar muitas noites de insônia!

2º NÃO TER FOCO NO QUE FOI PREVIAMENTE PLANEJADO
A famosa obra "JAQUE" - Já que tirei o piso, vou tirar o gesso. Já que troquei o lustre vou acrescentar mais spots. Já que estou reformando o banheiro, que tal repaginar o quarto?!
E por aí vai... e vai bem longe as vezes!!!
Exatamente pra isto serve o planejamento e manter o foco nele é primordial. Muitas mudanças ou acréscimos durante a execução da reforma vai, com toda certeza, extrapolar o orçamento e o prazo, sem contar que qualquer alteração por menor que seja, pode acarretar numa avalanche de problemas, "JAQUE" numa reforma existe um passo-a-passo para execução que por sua complexidade deve ser feito de acordo e respeitando cada etapa.

3º COMPRAR GATO POR LEBRE
Com uma variedade estratosférica de materiais para construção, acabamentos, revestimentos e decoração, pode ser o buraco negro na sua reforma.
Sem conhecimento técnico você pode ser facilmente ludibriado e sujeito a grandes erros e equívocos em suas compras.
Optar por materiais mais baratos pensando estar economizando ou optar pelos mais caros achando que este deve ter melhor qualidade são pensamentos e erros comuns e ingênuos neste mercado, tanto um quanto o outro podem te trazer prejuízos!
Com o acompanhamento e planejamento de um profissional, ele poderá identificar e selecionar o material adequado caso a caso, pois assim como cada receita culinária necessitada de diferentes e determinados ingredientes para que dê certo e fique delicioso, as reformas também precisam dos materiais corretos para cada finalidade, independente se estrutural ou estética.

Estes são apenas 3 dos maiores problemas que se pode ter durante uma reforma mas são fatais para seu bolso e sua tranquilidade se você simplesmente ignorá-los.
Quando você estiver pensando em começar uma reforma, lembre-se:
Ninguém pode sair diagnosticando e receitando remédios para outras pessoas se não for legalmente capacitado para tal!
O intuito deste post é mostrar que uma reforma não é algo simples, é muito mais complexa do que se pode imaginar e pode causar danos fatais se executado de maneira negligente. Segurança e responsabilidade nunca são demais!
Uma reforma bem planejada e projetada de acordo com as necessidades dos morados pode trazer enormes benefícios e bem-estar no dia-a-dia, melhorando muitas vezes o convívio familiar. E toda preocupação e estresse de uma reforma são compensados com uma obra de sucesso!

Estamos abordando aqui grandes reformas, seus riscos e adversidades quando sem acompanhamento, mas muitas mudanças simples você pode realizar sem neuras, como pintura, instalação de papel de parede, instalação de quadros, novos mobiliários e tudo que não influencie na estrutura do seu imóvel. Aqui mesmo no blog tem vários posts que podem te auxiliar e te encorajar nestas pequenas mudanças!
Agora, aqui embaixo vou deixar algumas imagens de inspirações que selecionei... mas sem pirar hein... vai com calma e bora ser feliz!!!








*todas as imagens foram retiradas do pinterest e google e não são autorais.





Comentários