COMO ESCOLHER QUADROS PARA A SALA?
- Rafaela Dienstmann
- 29 de jun. de 2017
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de jun. de 2020
Quando se pensa em decorar, redecorar ou embelezar um pouco mais a sala de estar, uma das primeiras ideias que surge são os quadros! Seja adicionar novos ou trocar molduras, são soluções fáceis e que transformam um espaço sem grandes dificuldades!

Mas para que realmente seja fácil observe que, as pinturas tradicionais e molduras mais trabalhadas são típicas de uma decoração mais clássica, enquanto que, fotos, gravuras e desenhos abstratos são voltadas para uma decoração mais contemporânea ou neutra.
Mas a maior dificuldade não está em escolher o tipo de arte, o desafio maior está em decidir onde iremos colocar, qual a melhor posição, se vamos destacá-los ou simplesmente só compor a decoração. E o outro desafio que gera muita dúvida é a moldura! Ela deve estar de acordo com a decoração e claro com o tema e o estilo do quadro.

A composição dos quadros devem respeitar o tamanho do ambiente além do mobiliário que ficará próximo.
Uma dica legal para escolher o local para posicionar os seus quadros é lembrar que salas de estilo mais clássico, os quadros ficam bem em uma parede frontal a entrada do ambiente ou nas paredes laterais, para este estilo deve-se ter simetria na composição dos quadros.


Já em uma sala mais moderna e despojada as telas podem ficar dispostas apoiadas no chão ou em algum móvel, como aparador ou banco.
Nas escadas é importante acompanhar o alinhamento dos degraus.

As cores devem estar em equilíbrio com o ambiente. Cores quentes ficam bem em ambientes decorados em tons claros ou neutros criando um contraste interessante.

Para salas amplas e com pé direito duplo, o uso de talas ou quadros devem ser proporcionais ao espaço, criando equilíbrio entre o elemento e o espaço.
Já para salas mais compactas você não deve exagerar na quantidade e os tamanhos devem ser padronizados, tendo até 3 tamanhos diferentes para evitar uma poluição visual!

Até o próximo post !!!





Comentários